Empreendedorismo: sobre ser mulher e empreendedora…

Mulher e empreendedora

Eu sou mulher, tenho família, tenho uma carreira e agora sou empreendedora. Eu quis e fui buscar.

Eu nasci menina, no final dos anos 70. Cresci ouvindo, de todos, que eu deveria ter comportamentos supostamente adequados diante da sociedade. Seja feminina, ande, sente, fale de forma feminina, namore, case, tenha filhos, cuide do seu marido, dos seu filhos, da sua família. Mas meus irmãos, primos e amigos, meninos, podiam ter outros sonhos. Podiam querer viajar pelo mundo, aprender outra língua, sair à noite pra badalar, sonhar com empreendedorismo… Eu questionava, mas por que eu não posso fazer isso também?? Eu nasci mulher…

Mas eu sonhei. Nunca me senti menos capaz do que qualquer homem. Fui buscar a realização dos meus sonhos, de ter uma carreira, de aprender outra língua, de ser independente. E nada disso me impediu de me casar, formar uma família e continuar zelando pela minha família de origem.

Um dos sonhos que estou realizando é o de ser empreendedora e eu devo isso ao Founder Institute. Eu fui selecionada como a Female Founder Fellowship da 3a turma de Curitiba, tive o melhor score da turma. Fui a única mulher graduada.

Sinto muito orgulho de mim mas não acho que isso deveria ser um feito raro. Deveria ser comum. Já é sabido que temos qualidades empreendedoras superiores aos homens. E não é pra ficar fazendo comparações de quem é melhor. Simplesmente não estamos usando nossas qualidades para mudar as nossas vidas, de quem amamos e até do mundo.

Se eu disser que é fácil, estou mentindo. O programa do Founder Institute é difícil, pesado. Mas jamais me senti diminuída por ser uma mulher diante de uma equipe em sua maioria homens. Pelo contrário, o tempo todo fui encorajada a buscar o meu melhor, a entregar o meu melhor.

Eu, Mônica Mendes, me graduei no Founder Institute, com a OinCoin, uma startup de Educação Financeira a partir do relacionamento entre pais e filhos. Minha vida já mudou e eu espero impactar a vida de muitas famílias, sendo a líder, a mãe deste negócio. E espero inspirar você mulher a realizar seus sonhos também. Nós somos muito mais capazes do que nos fazem acreditar que somos. Obrigada Founder Institute!!