3 lições sobre educação financeira

lições sobre educação financeira

3 lições simples para a sua educação financeira.

Neste artigo vamos listar 3 lições bem rápidas sobre educação financeira para lhe ajudar na conquista dos seus sonhos.

1 – Controle os seus gastos.

Muitas vezes realizamos algumas compras, mesmo que pequenas aquisições, como por exemplo, um salgado no café da tarde, e acabamos nos esquecendo de anotar isso, não é verdade?

O melhor a fazer é anotar os gastos na hora em que realizamos. Isso nos permite ter um controle de onde estamos investindo o nosso dinheiro. E com esse controle em mãos fica muitos fácil, planejar os nossos gastos futuros.

Você pode fazer esse controle em uma planilha de excel ou até mesmo um caderninho desde que mostre todos os seus gastos e receitas. Além disso, existem vários aplicativos de gestão financeira pessoal que podem te ajudar nisso. Apenas para citar alguns: Guia bolso, Zero Paper, Minhas Economias, Mobills, Organizze, entre outros.

 

2 – Planeje os seus gastos.

No início do mês, antes de sair gastando o seu salário, a atitude correta deve ser parar alguns minutos do seu dia e planejar como você irá investir o seu dinheiro. Separe o que são gastos fixos como moradia, transporte, energia, água, escola, alimentação entre outros. Do que sobra, reserve uma parte para poupar. 

Se não sobra dinheiro, comece a ver onde pode cortar gastos: economia de energia e água, opções mais baratas de transporte, assinaturas de serviços não essenciais, gastos com roupas e calçados, troca de marcas de produtos no supermercado por marcas mais baratas, compras parceladas. O importante é buscar a sobra para começar a planejar suas conquistas.

Defina objetivos! Objetivos próximos ou mais distantes! Isso vai te direcionar para o quanto precisa poupar por mês e portanto vai te ajudar a gerenciar as receitas e gastos que você tem. Assim você consegue conquistar o seu sonho e ainda viver mais tranquilamente, sem dívidas.

 

3 – Reserve um tempo para estudar.

É necessário dedicar tempo a tudo que você quer fazer bem feito. Então dedique tempo para estudar sobre educação financeira. Para entender termos financeiros e compreender a situação do mercado no momento. Você sabe o que é inflação e o que ela causa ao seu dinheiro? Procure saber! Você sabe quanto paga de juro por usar o cheque especial? Ou os juros de cartão de crédito? Você sabe o quanto tem e o quanto gasta? Enquanto você não sabe disso, está deixando os seus sonhos ficarem cada vez mais distantes de você!