Por que preciso de um plano de educação financeira para meu filho?

Planejamento Financeiro para crianças

O melhor momento para aprender sobre finanças é na infância. Saiba por que.

Ainda que pouco explorada, a educação financeira é uma tarefa importante para o crescimento pessoal das crianças. Ao garantir que seu filho entenda não apenas o que é dinheiro, mas também tenha um plano de educação financeira e saiba se planejar e controlar seus gastos, você o poupa de muitos inconvenientes na vida.

Mas quais são todas as vantagens de elaborar um plano de educação
financeira para meu filho?

1. Ele vai aprender a origem do dinheiro

Os adultos sabem que o dinheiro não vem de maneira fácil – ou como costumamos dizer, “não dá em árvore”. As crianças, no entanto, tem dificuldade para entender de onde ele vem, por qual motivo não é infinito e que não é tão simples conquistá-lo.

Normalmente, essa falta de entendimento se desenvolve quando a criança vê apenas o resultado de uma compra – como um brinquedo ou um lanche –, mas não sabe o que foi necessário para ter a possibilidade de pagar aquilo. Isso demonstra a necessidade e a importância de educá-los quanto a isso.

Um plano de educação financeira pode mostrar, da maneira mais prática e fácil possível, qual é a origem e o que se faz para conseguir dinheiro. Ao entender que um valor não surge magicamente, é muito mais fácil explicar por que não se pode ter tudo o que quer na hora em que quer – e, certamente, os desperdícios de tudo o que a criança já tem ficam menores.

2. Isso os ajuda a saberem como se planejar

Quando não há educação sobre planejamento, é comum uma criança pensar que é possível gastar qualquer quantia sempre que quiser. Isso acontece porque na cabeça deles, não há dificuldade alguma: é só abrir a carteira ou passar o cartão e tudo se resolve. O problema é que gastar dinheiro sem ter um planejamento em mente pode acarretar na impossibilidade de fazer maiores negócios adiante.

Com as orientações adequadas, a criança pode aprender o valor de juntar, economizar e planejar seu dinheiro de uma forma que nunca esquecerá. Isso a levará a obter o sucesso por meio de planos bem estruturados.

3. Vai auxiliá-lo a entender como controlar o dinheiro

E para um planejamento dar certo, sabemos que o mais essencial é ter controle. Mas se já é complicado para os adultos, você já imagina o que deve ser para as crianças que não tem acompanhamento na educação financeira.

Quando são expostos a planos sólidos de educação financeira, as crianças começam a compreender o conceito de consequências e de planejamento. Ao serem colocados em teste, entendem o princípio básico: se gastam com coisas banais, não terão dinheiro para comprar algo que queiram muito.

4. Cobrirá um assunto que ainda não é amplamente abordado nas escolas

Apesar de atual evolução – alguns jardins de infância já começaram a incluir a matéria de educação financeira em seu ano letivo –, em geral, o tópico ainda é pouco discutido. Isso faz com que os estudantes passem de série sabendo as contas básicas mas não sabendo montar um orçamento mental, por exemplo.

Assim, tem um plano de educação financeira e praticar a educação financeira com os filhos em casa é uma ótima forma de cobrir esta lacuna que ainda não é adequadamente preenchida pela educação escolar.

5. Irá favorecer o orçamento de toda a família

Os filhos representam grande parte dos custos de um orçamento familiar. Seja por brinquedos, materiais escolares, roupas, atividades extracurriculares, atrações de lazer, entre outros – tudo acaba pesando no orçamento. Se não houver controle sobre isso, o orçamento pode acabar tendo grandes problemas.

Mas quando os filhos começam a tomar consciência da importância dessas questões, pode ser muito mais simples contar com sua colaboração, com a criação de um plano de educação financeira para atingir objetivos que trarão benefícios para todos.

6. Vai prepará-lo para um futuro em sociedade

A vida em família difere muito da vida em sociedade. Se, em casa, os filhos podem sempre contar com os pais para comprar o que desejam, na vida em sociedade é essencial cuidar das finanças sozinho para ter o que precisa e o que deseja.

Com o plano de educação financeira da OinCoin, por exemplo, é possível fazer seu filho entender, desde cedo, a fazer pequenas tarefas em troca de recompensa. Dessa forma, ele não sentirá um choque tão grande quando for mais velho e precisar trabalhar para receber seu dinheiro.

Se interessou? Leia mais sobre os passos iniciais para introduzir seu filho a educação financeira. Se você deseja acompanhamento profissional neste plano, entre em contato com a OinCoin e inicie a vida financeira de suas crianças.